Papa Cartão® foi instalado no Instituto Unimed de Maringá, para integrar as práticas de sustentabilidade da empresa. A outra unidade atua de forma itinerante por diversos pontos da cidade de Maringá.
Alinhada com sua missão de responsabilidade socioambiental, a Unimed Maringá inaugurou a máquina “Papa Cartão®”, que trata de um sistema de coleta seletiva desenvolvido para triturar com segurança cartões plásticos inutilizados.
São duas máquinas coletoras, uma instalada na sede da cooperativa e outra itinerante que deverá percorrer vários locais da cidade. “Nosso objetivo é contribuir para o descarte adequado deste material, evitando que o mesmo vá para o lixo comum e traga prejuízos ao meio ambiente”, explica Dina Dolis, responsável pelo Instituto Unimed Maringá, que coordena a ação.
A máquina tem um sistema bem simples e não precisa de energia elétrica para funcionar. Por meio de uma manivela, a pessoa que deposita o cartão consegue cortá-lo em sete tiras, o que garante a segurança dos dados. Além disso, tem um dispositivo de contagem, que calcula o número de cartões que estão sendo armazenados. Cada uma têm capacidade para receber até 2 mil unidades. “São aceitos todos os tipos de cartões plásticos, sejam cartões do plano de saúde, crachás ou cartões de crédito”, explica.
Segundo o presidente do Instituto e da Unimed Maringá, doutor Daoud Nasser, o nosso objetivo em primeiro lugar é cuidar da saúde ambiental, pois o planeta está dando sinais de que precisamos colaborar e com o Papa Cartão® vamos de alguma forma transformar o objeto em algo sustentável e realizar a logística reversa, ou seja, destinar de forma correta o que produzimos e por consequência reciclar ou reaproveitar o objeto. “Em razão disso, há duas máquinas na cidade, em que a população poderá depositar os cartões”, ressalta.
Todo o material coletado é enviado para a empresa R.S. de Paula, especializada em transformará os cartões vencidos em outros produtos, como suporte para copos, porta-canetas, pranchetas, capas para agendas e, até mesmo, novos cartões.
Segundo Dina a aquisição das máquinas foi feita pensando na grande quantidade de cartões que a cooperativa fornece aos seus clientes. “Precisamos, cada vez mais, adotar práticas sustentáveis, por isso, a Unimed Maringá, por meio de seu braço socioambiental, o Instituto Unimed, se propôs a oferecer a comunidade a possibilidade de minimizar os impactos ao meio ambiente”, diz.
O projeto tem parceria da FUNDACIM e do INSTITUTO UNIMED Maringá, que juntos buscam cooperar com a sustentabilidade ambiental de maneira interativa, despertando a importância da destinação adequada de resíduos. Com apoio da COOPERCARD e da ABRH, juntos realizam o projeto por meio do Termo de Cooperação.
Os resultados são muitos, muitas vezes intangíveis. Desde o lançamento, o Programa RC – Reciclagem de Cartões já contou com mais de 100 parceiros, tanto públicos como privados, e já disponibilizou mais de 200 Papa Cartão® em diversas regiões do país, resultando em mais de 3.500.000 cartões coletados, equivalendo a 16 toneladas, volume esse que estaria em aterros sanitários ou em corpos hídricos. Mais de 250 mil cartões pós-consumo coletados em órgãos públicos foram descartados corretamente e transformados em produtos sustentáveis.
Saiba mais: Papa Cartão® Tel: (11) 2236-2827 | (11) 97591-9416
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Maringá
Vídeo: Balanço Geral Maringá